Blog

Panela de pressão: como usar e cuidar

Indispensável na cozinha

A panela de pressão é um item completamente fundamental para quem cozinha, pois ela auxilia e muito a acelerar o tempo de cozimento de diversos tipos de alimento, agilizando as refeições no dia a dia, além de colaborar com a economia de energia e gás, por ficar menos tempo no fogo. Por isso, a Combrasil listou abaixo algumas dicas para comprar, usar e cuidar da sua panela de pressão.

Na hora de comprar

No momento de comprar a sua panela de pressão não tem segredo nenhum, basta escolher uma marca em que você confia e já conhece a qualidade, sem esquecer de verificar se o produto possui o selo de qualidade do INMETRO, que identifica que o produto foi feito conforme todas as normas de segurança previstas em lei.

Como funciona 

A panela de pressão funciona com uma borracha, que impede que o vapor da água escape, fazendo com que a pressão interna vá aumentando à medida que a panela fica mais aquecida. Como a pressão é maior que a atmosférica, a água entra em ebulição em uma temperatura extremamente elevada e isso faz com que seu alimento cozinhe de forma muito mais rápida.

Quando a panela atinge um determinado ponto, ela faz com que a válvula seja empurrada com o pino e o vapor seja liberado, impedindo que a pressão da panela cause uma explosão. Se a válvula com o pino estiver entupida, ainda tem uma válvula de segurança, que te dá mais tranquilidade para manusear a panela.

Limpeza da panela de pressão 

A panela de pressão não é como uma panela comum, por isso é importante a limpeza da maneira correta, para que ela funcione perfeitamente.

Para a lavagem da panela utilize água, detergente neutro e uma esponja macia. Só guarde a panela limpa e seca evitando locais onde ela pode cair.

Após o uso é importantíssimo desencaixar a borracha que veda a panela e a válvula de pressão e lavar com cuidado,  separadamente, para que os resíduos nessas peças não impeçam uma vedação eficiente e a formação correta da pressão. 

Siga as instruções de limpeza da panela, que muda de acordo com o material que é feita. Se for de teflon, por exemplo, não é indicado o uso de esponja de aço, para que não seja removida a camada de antiaderente.

Como usar sem medo 

O primeiro passo é prestar atenção na marca de nível máximo da panela, afinal, isso quer dizer que você só deve encher a panela até aquela marcação. Caso não tenha a marca na sua panela, coloque no máximo ⅔ da panela.

Tampe bem a panela e nunca coloque alimentos muito secos, sempre utilize líquido para que a panela funcione perfeitamente e evite acidentes. Leve ao fogo até ferver e quando o pino começar a chiar e balançar é hora de abaixar o fogo. Após o tempo correto de cozimento passar, desligue o fogo da panela e espere que a panela esfrie para que a pressão toda saia de dentro, antes de abrir. Jamais abra a panela sem que seja retirada toda a pressão. Se quiser fazer com que a pressão saia mais rapidamente, assim que esfriar a panela coloque embaixo da água da torneira molhando apenas a lateral da sua panela de pressão.

E aí, gostou das dicas de como lidar com a panela de pressão para que tudo saia de acordo com o que planejou para a refeição? Veja diversas outras dicas valiosas no Blog Oficial da Combrasil!

Author


Avatar