Blog

Caruncho: Saiba como prevenir e eliminar do armário da sua cozinha

O que são os carunchos

Durante o dia a dia a gente se depara com diversos insetos e, algumas vezes, são tão pequenos que nem damos o devido valor ao estrago que ele pode fazer. O caruncho, não deveria, mas é comum que seja encontrado em nossa residência, principalmente nos armários da cozinha, onde normalmente eles furam embalagens de produtos como cereais e feijões, deixando-os praticamente reduzidos a pó. Mas e aí, como podemos fazer para prevenir e eliminar essas pequenas pragas? A Combrasil te dá diversas dicas abaixo!

Limpe o armário com frequência

Sua despensa deve ser higienizada com bastante frequência, de preferência quinzenalmente, no mínimo mensalmente, ou quando for feita uma nova compra. Tire todos os resquícios de alimentos que possam vir a ser derramados sobre as prateleiras, use um pano com detergente, vinagre, ou sabão de coco, mas não muito molhado. Após o pano com o produto, pegue um novo, limpo e seco, para secar e, por fim, espalhe folhas de louro, o que ajudará a afastar o caruncho da das sua prateleiras e até da cozinha.

Cuidados na hora da compra

Ao pegar alimentos ensacados no supermercado, evite alimentos com a embalagem furada, pois essas pragas se reproduzem de forma muito rápida e, por mais que possa ser um ou outro, quando colocado no armário da sua cozinha ele poderá se tornar muitos e muitos, de forma mais difícil de controlar. Mas se já tiver comprado e perceber a presença das pragas, o conselho é descartar o pacote imediatamente, pois se não jogar o pacote fora, a possibilidade dos carunchos se proliferarem é enorme.

A validade dos mantimentos

Outro fator importante é checar sempre a validade de todos os alimentos que estão no seu armário da cozinha, ou em qualquer outro lugar que possa armazenar, afinal, alimentos vencidos são um prato cheio para atrair os carunchos. Por isso, tente não comprar em grande quantidade se não for para uso imediato ou em um curto prazo de tempo e não se esqueça de checar a validade dos alimentos com muita frequência, para que não passe despercebido.

Potes podem ajudar, e muito

Após abrir o pacote do alimento, o ideal é armazená-lo em potes com tampas, pois as embalagens, mesmo se bem fechadas e lacradas, são acessíveis às pragas, que podem penetrar, ou até mesmo, se aproveitarem de qualquer furinho que pode conter longe dos nossos olhos. Ao contrário do pote, que pode ser devidamente fechado, impedindo a presença do caruncho nos alimentos.


E aí, você gostou das dicas que a Combrasil te deu para manter os carunchos longe do armário da sua cozinha? Veja diversas outras informações valiosas em nosso Blog Oficial! Outra dica é adquirir produtos de qualidade, que são produzidos e armazenados bem longe de possíveis pragas como o caruncho. Quer garantia dessa qualidade? Vá de Combrasil!

Author


Avatar