Blog

Arroz com feijão: a combinação perfeita de sabor e saúde

Benefícios do arroz com feijão

O arroz com feijão, além de uma combinação deliciosa, traz diversos benefícios para saúde. 

O feijão é riquíssimo em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, fibras, minerais, carboidratos e proteínas. Além de todos esses nutrientes essenciais para a saúde, o feijão ainda é um ótimo aliado para quem deseja emagrecer, pois contém um alto teor de fibras, aumentando a sensação de saciedade e consequentemente diminuindo a fome.

Já o arroz é rico em proteínas e fibras, contém minerais como o ferro e aminoácidos essenciais, também  é extremamente nutritivo – e uma importante fonte de energia para o organismo.

Preparando o arroz e feijão de maneira saudável

Para extrair os melhores benefícios dos nossos queridinhos do dia a dia, é essencial reduzir a quantidade de sal e óleo em sua preparação. Mas isso não significa que seu arroz e feijão tenha que ficar sem tempero, muito pelo contrário. Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, capriche na variedade de temperos como: alho, cebola, louro, salsinha, cebolinha, coentro, pimenta, entre outros. Basta utilizar a imaginação. Alimentos como bacon, paio e linguiça não são aconselhados para ¨temperar¨ a leguminosa. Esses alimentos são gordurosos e deixam a receita mais rica em gorduras saturadas. Caso não queira abrir mão do sabor defumado que as carnes processadas garantem ao feijãozinho, opte por utilizar o tofu defumado que vai proporcionar um gosto muito parecido. Escolha sempre pelo óleo de coco ou azeite que são bem mais saudáveis que o óleo de cozinha.

Já para o arroz ficar ainda mais gostoso e nutritivo, acrescente vegetais e outros grãos em seu cozimento. Opte também pelo óleo de coco e azeite em sua preparação. Veja outros vantagens de consumir essa combinação maravilhosa:

Ajuda a emagrecer 

O arroz com feijão juntos possuem pouca gordura. Porém, é importante não exagerar nas porções. É recomendado comer aproximadamente 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão.

Contribui para o controle da diabetes

O feijão é rico em fibras solúveis e o arroz sozinho pode acabar elevando as taxas de açúcar no sangue. É aí que acontece a mágica dessa dupla. O feijão tem, a capacidade de frear esse efeito, mantendo a glicemia equilibrada e prevenindo hiperglicemia. 

Auxilia na musculação
O consumo do arroz com feijão é uma excelente fonte de proteína magra que é essencial para quem almeja a formação de músculos maiores e mais fortes.

É importante deixar claro que o arroz e feijão são alimentos complementares e que proporcionam diversos benefícios para a saúde. Porém, o consumo deve ser feito de maneira equilibrada e preparado de maneira correta. Inclua sempre essa combinação clássica em sua dieta e aproveite todas as vantagens do arroz com feijão para sua saúde e seu corpo.

Já deu até vontade de comer um arroz com feijão bem gostoso, não é mesmo? Clique e veja diversas receitas deliciosas com o arroz e feijão Combrasil em nosso Blog.

Author


Avatar