Blog

4 leguminosas que você não pode deixar de incluir na sua dieta

Por que incluir leguminosas na sua dieta

Os grãos são ótimos para uma alimentação vegana, vegetariana ou não. As leguminosas possuem pouca gordura e muita fibra em sua composição que faz muito bem para saúde.
Esses alimentos possuem diversos benefícios. Pensando nisso, selecionamos 4 leguminosas para você incluir ainda hoje na sua dieta. Confira abaixo:

1- Grão de Bico

Conhecido como grão da felicidade, o grão de bico é um excelente substituto do feijão. Esse apelido não é à toa, o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. O efeito da leguminosa no cérebro é o mesmo de quando comemos um chocolate, com a vantagem de o grão ser menos calórico e não conter gorduras.
Outros benefícios: fonte de proteínas, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

2- Ervilha

A ervilha é fácil e baratíssima de se cultivar. Além de compor ótimos pratos, como saladas, sopas, e diferentes acompanhamentos. Quem optar por consumir a leguminosa, vai estar incluindo em sua dieta um alimento rico em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. A ervilha é ideal para incrementar os pratos, e também dá aquele up na saúde.

Outros benefícios: grande quantidade de vitaminas do complexo B, de fibras e de minerais como fósforo, entre outras.

3- Lentilha

Para quem só lembra da lentilha em festas de fim de ano, é hora de rever esse conceito imediatamente. A leguminosa é ainda mais benéfica para as mulheres, a lentilha quando consumida regularmente na dieta proporciona sensação de bem-estar. E não é só isso, auxilia desde o controle hormonal até o combate de doenças e enfermidades.
Um alimento tão pequeno, mas que possui inúmeras grandezas nutricionais. E não para por aí, além de vitaminas C e K, o alimento reúne propriedades que fortalecem as singularidades do organismo feminino,

Outros benefícios: contém fibras solúveis e insolúveis, proteínas, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B.

4- Soja

A soja é aquele grão famoso por substituir a carne nas dietas vegetarianas. A leguminosa ainda pode auxiliar na prevenção de várias doenças, além de combater o envelhecimento precoce e ser uma excelente fonte de energia.
Mas para extrair todos os seus benefícios é melhor consumir com moderação, assim como qualquer outro alimento. A soja quando inserida na dieta de uma forma adequada por conter propriedades antioxidantes pode ajudar a prevenir o câncer.
A leguminosa também é rica em saponina que previne a esclerose das artérias, possui fibras que ajudam a regular o funcionamento do sistema digestivo, tem cálcio que fortalece os ossos e não para por aí, a soja ainda contém lecitina em sua composição que ativa as células do cérebro.

Outros benefícios: fornece proteínas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco para o organismo.


Conheça outras leguminosas ricas em ferro:

  • Feijão
  • Amendoim
  • Tremoços

Dica extra:

Substitua a carne vermelha por leguminosas ao menos três dia na semana.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe de todos os benefícios das leguminosas em sua alimentação, esse é o momento certo para incluí-las em sua dieta. Em pouco tempo os resultados na saúde são perceptíveis. Clique e veja diversas outras dicas em nosso Blog Oficial.

Author


Avatar